Você sabe o que é o IATF 16949: 2016? Trata-se de uma norma técnica específica para gestão da qualidade no setor automotivo, que foi desenvolvida em 1999 pela IATF (International Automotive Task Force) em colaboração com um comitê ISO para gestão de qualidade.

Esse processo, que começa a ser implementado na Rototech, é um dos padrões mais utilizados internacionalmente, alcançando o objetivo de harmonizar e unificar os inúmeros sistemas de avaliação e certificação da cadeia de suprimentos na indústria de automóveis.

Em outubro de 2016, a Task Force International Automotive (IATF) publicou o padrão novo IATF 16949: 2016, substituindo a ISO / TS 16949, redefinindo os requisitos para sistema de gerenciamento de certificação de qualidade na Indústria Automotiva.

O IATF 16949 é baseado no padrão de gerenciamento de qualidade ISO 9001, com requisitos específicos para a indústria automotiva. Para os fornecedores deste mercado, é essencial estar certificado e atualizado de acordo com as normas. Mais do que garantir bons negócios, a certificação estimula a melhoria e crescimento da indústria como um todo.

Princípios da IATF 16949:2016

  • Orientação para satisfação do cliente
  • Liderança e compromisso de pessoas
  • Processo de abordagem
  • Melhoria contínua
  • Abordagem para análise de riscos
  • Abordagem multidisciplinar

Benefícios da IATF 16949:2016

  • Simplificar os processos e gerenciar melhor os custos: A antecipação, graças à abordagem de gestão de riscos, proporciona às organizações mais segurança. Situações inesperadas e custos relacionados serão consequentemente significativamente reduzidos.
  • Proteger a marca: O reconhecimento da IATF 16949 continua a ser obrigatório para a maioria das partes interessadas no setor automotivo. Ele mostra também como a empresa está adequada com relação às demandas da indústria de automóveis.
  • Gerenciar riscos e cadeia de suprimentos: A nova norma irá mostrar sua capacidade em antecipar e estar preparado para situações inesperadas. A abordagem de Gestão de Riscos traz mais confiança no desempenho de seus produtos e serviços.
  • Flexibilidade diante das mudanças: Flexibilidade e adaptabilidade é o que se espera da indústria automotiva.

Por quê é importante estar certificado?

As empresas que atuam no entorno do segmento automobilístico fazem parte de um mercado extremamente competitivo. Para muitos clientes, a certificação é parte dos pré-requisitos para iniciar uma negociação, pois demonstra qualidade, confiabilidade e responsabilidade por parte da empresa.

Quando a empresa está certificada com as normas vigentes, estará automaticamente de acordo com os critérios e padrões estabelecidos, garantindo segurança e qualidade nos seus serviços e produtos. E num mercado em franca expansão, como o de automóveis, detalhes podem fazer uma grande diferença para fechar uma parceria.

Outros benefícios da certificação IATF 16949 incluem a possibilidade de receber reconhecimento internacional e negociar com clientes do mundo inteiro, expandindo seus negócios, uma vez que estará registrado e reconhecido pelas autoridades reguladoras.